A Importância dos Tributos para a Sociedade

Quando discutimos sobre a importância da arrecadação dos tributos, logo imaginamos grandes empresários, corporações, médias e pequenas empresas sonegando. Cobramos o exercício da cidadania a todos estas entidades mencionadas, mas, no entanto, acabamos nos esquecendo de exercê-la. Quando falo de exercer a cidadania não é nada revolucionário, pois se paramos para pensar nas nossas atitudes do dia a dia, quantas compras deixamos de solicitar uma nota fiscal? Em quantos abastecimentos no posto de combustível deixamos de solicitar a nota fiscal? Imagine a quantidade de tributos que não são arrecadados por nossa falta de atitude. Não podemos tentar nos enganar usando o velho jargão “Para quê ajudar na arrecadação, se vão roubar mais e mais?”, temos que entender que não devemos deixar de praticar a cidadania, pelos problemas de corrupção que ocorrem no Brasil.

Através dessa simples prática de “solicitar” nota fiscal dos desembolsos que realizamos, onde aumentamos a arrecadação dos tributos, e com isso além de beneficiar a própria sociedade, passamos o exemplo de cidadania adiante, para amigos e familiares, atingindo assim toda comunidade. Com o aumento da arrecadação os órgãos competentes podem disponibilizar de mais recursos e destinar mais verbas para a educação, segurança, saúde, saneamento básico entre outros.

Com esse aumento da arrecadação, temos um problema já conhecido, que é a corrupção do dinheiro público. Hoje temos diversos órgãos que auxiliam na fiscalização do dinheiro público, como observatórios sociais, ministério público, tribunal de contas entre outros. Nós também podemos ajudar a fiscalizar o dinheiro que arrecadamos, participando ativamente da política dos municípios, fiscalizando licitações, comparecendo na câmara de vereadores são simples atitudes que auxiliam no combate a corrupção e desperdício de dinheiro público.

Não podemos receber toda essa responsabilidade por exercer a cidadania sozinha, também é necessário que os empresários se conscientizem, recolhendo todos os tributos devidos pelas empresas, e declarando seus ganhos corretamente. Uma dica importante para as empresas é realizar o planejamento tributário, pois irá recolher seus impostos de forma lícita, e da maneira menos onerosa para sua lucratividade. Às vezes por falta de conhecimento dos gestores, às empresas acabam sonegando, e até recolhendo mais tributos do que realmente deveriam, por não agir de forma lícita o prejuízo acaba sendo maior, pois as multas aplicadas pelos fiscais são altas. Além de prejudicar toda a sociedade que deveria receber mais benefícios pela arrecadação que não ocorreu.

Portanto podemos perceber que não é fácil exercer a cidadania, mas não é impossível, se cada de nós praticarmos, se tornará um hábito saudável para toda sociedade. Como citado acima à conscientização deve ser de todos nós, e também dos empresários para com suas empresas, assim todos somos beneficiados, e a sociedade sempre terá uma melhor qualidade de vida, elevando os índices de qualidade do nosso país.

A GSG se prontifica a esclarecer as dúvidas que surgirem sobre a prática da cidadania, de planejamento tributário, licitações e outras ferramentas de gestão.

Por Alan Tiago Sanjuliano

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s